A Revista Digital e-Scientia (ISSN: 1984-7688) é um periódico científico multidisciplinar em formato eletrônico, mantido desde 2008 pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e tem como principal objetivo publicar e difundir a produção científica de pesquisadores, professores, acadêmicos e profissionais de destaque. A e-Scientia possui periodicidade semestral e disponibiliza todo seu conteúdo de forma gratuita de acordo com as políticas de acesso. A submissão de trabalhos é gratuita e deve ser realizada através do Portal da e-Scientia a qualquer momento (processo de submissão de trabalhos em fluxo contínuo). São aceitos trabalhos de investigação científica (artigo original), trabalho de revisão sistemática, revisão integrativa, metanálise, estudos de caso nos idiomas português, espanhol e/ou inglês. A Revista Digital e-Scientia é avaliada pelo QUALIS/CAPES B5. O periódico é indexada nas seguintes bases de dados: Latindex; Diadorim.Sumários.org; IBICT; Google Acadêmico. A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Cada revista e publicador tem suas regras individualizadas. Verifique TODOS os parâmetros de produção científica, sejam nacionais ou internacionais, para a correta aceitação e publicação da sua produção. Esse post tem como objetivo sumarizar os aspectos importantes da produção de artigos científicos.
Passos para organizar a escrita do artigo científico:
1 . PREPARAR FIGURAS E TABELAS
Lembre-se de que “figuras valem mais que 1000 palavras”. Faça questão de organizar bem as informações, não deixar os elementos muito próximos e considerar uma boa estética e a visualização das informações. Deve-se colocar um título para cada imagem.
2. AS METODOLOGIAS
Escreva de maneira bem objetiva, deixando claro quais ferramentas e processos foram utilizados para a construção da produção científica.
4. A DISCUSSÃO
Evite citar informações que vão além dos resultados encontrados. Evite expressões não específicas. Não colocar novos termos de forma abrupta, a discussão deve mostrar o que significa e representa todo aquele trabalho, é o coração do artigo científico e deve mostrar a concisão da produção. Evite especulações.
5. A CONCLUSÃO
Esse é propósito do artigo. Seja breve e impactante mostrando a relevância de sua contribuição científica para os outros. Quanto mais relevante sua conclusão mais pessoas serão atraídas para seu artigo.
6. A INTRODUÇÃO
Uma boa introdução deve responder às seguintes perguntas:
Qual é o problema a ser resolvido?
Já existem algumas soluções?
Qual é a melhor?
Existem quaisquer limitações?
O que você espera encontrar?
7. O RESUMO E O ABSTRACT
Deve conter o que foi feito e quais foram as principais descobertas.
8. TÍTULO
Escreva um título conciso, pequeno e informativo.
Essa é a “cara” da sua produção científica. Deixe somente as informações relevantes e construa-o para despertar o interesse do leitor. Seja original.
9. AS PALAVRAS-CHAVE
Escolha palavras que são relevantes quanto ao tema da produção científica. Uma boa dica é se perguntar: “quais as principais palavras que representam os tópicos abordados”.
10. AS REFERÊNCIAS
Lembre-se de seguir os parâmetros de cada publicadora. Verifique se o nome dos autores de todas as publicações estão corretos, o ano das publicações, o uso de “et al”, pontuações e se todas as referências estão inclusas.
Sugestão: para referências no formato da ABNT, muito utilizada em publicações nacionais, utilize o site: MORE - MECANISMO ONLINE PARA REFERÊNCIAS
Cada evento tem suas regras individualizadas. Verifique TODOS os parâmetros de produção científica, sejam nacionais ou internacionais, para a correta aceitação e publicação da sua produção. Esse post tem como objetivo sumarizar os aspectos importantes da produção de pôsteres científicos.
Componentes da escrita do pôster:
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Título do Evento ou da Instituição de Ensino;
Título e subtítulo do trabalho (se houver);
Nome(s) do(s) autor(es), a titulação máxima e afiliação institucional de cada um;
Nome dos orientadores.
2. ELEMENTOS TEXTUAIS
Introdução;
Material e Métodos;
Objetivos;
Resultados;
Discussão;
Conclusão.
3. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Referências bibliográficas são obrigatórias. Precisa-se dar os créditos às fontes que serviram de base para a sua pesquisa.
Lembre-se que a questão estética dos pôsters científicos é muito importante. Chame atenção para seu trabalho científico com várias dicas encontradas neste site: