A Saúde mental é um tema recorrente e muito importante de ser discutido entre os estudantes de medicina. Aqui você encontra alguns links úteis para te ajudar.
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI) é uma área de caráter permanente e interno da instituição que coloca em prática a política de atenção à comunidade acadêmica por meio de programas, projetos e ações amparados nos princípios de acessibilidade, diversidade, adaptabilidade, equidade, saúde mental e inclusão, os quais visam o acesso e a permanência na IES, além da promoção da aprendizagem, ao passo que contribui para a autonomia e o desenvolvimento pessoal e profissional.
Ações realizadas:
Apoio Psicopedagógico (individual e em grupo): auxílio na busca pelas estratégias de estudo, aprendizagem e gestão do tempo;
Acolhimento e encaminhamento em saúde mental (o setor não realiza atendimento psicológico, mas acolhe e encaminha para rede parceira);
Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes com deficiência;
Apoio aos docentes;
Oficinas, palestras, rodas de conversas relacionadas à aprendizagem, inclusão, saúde mental, diversidade e direitos humanos;
Projetos, pesquisas e imersões relacionadas aos objetos de atuação do setor.
O NAPI não realiza:
Psicoterapia;
Avaliação neuropsicológica;
Tratamento psicopedagógico;
Diagnósticos psiquiátricos;
Laudos, receituários e atestados;
Orientação vocacional;
Desenvolvimento de tecnologia assistiva;
Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD)/Tratamento Excepcional/Licença maternidade;
Serviços relacionados ao atendimento do aluno (matrícula/transferência) e ao setor financeiro (boletos/bolsas);
Verificação ou alteração de notas de atividades acadêmicas no sistema;
Procedimentos acadêmicos referentes ao funcionamento do curso
Como agendar um atendimento?
A partir do Ulife: Serviços > Solicitações Online > Agendamento e orientação - Núcleo de Apoio Psicopedagógico.
Você também pode buscar atendimento diretamente no setor do NAPI, que fica localizado no Raízes 7, próximo ao Centro de Simulação Realística.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
ANGATU
O Programa ANGATU da Inspirali tem o propósito de promover o autocuidado em saúde mental entre os estudantes de medicina por meio de três grandes eixos de atividades:
Identificar e acolher: mapeamento e identificação dos estudantes em risco pelo check-up de saúde mental; acompanhamento e avaliação periódica, com vistas ao autoconhecimento; acolhimento psicológico com intervenção breve para estudantes em crise e para todos que desejarem participar de um acolhimento individual.
Grupos de acolhimento por pares: grupos presenciais de acolhimento para estudantes, facilitados por colegas (pares) treinados e supervisionados por equipe especializada de psicologia; desenvolvimento de habilidades socioemocionais e autoconhecimento.
Psicoeducação: conteúdo didático e informativo sobre saúde mental e transtornos psiquiátricos; ferramentas que contribuem para o desenvolvimento de competências de autocuidado e gestão das demandas acadêmicas; capacitações para docentes e colaboradores.
Para se cadastrar acesso o site: https://angatu.bipp.care/.
Acolhimento psicológico ofertado pelo curso de Psicologia
Atendimentos com psicoterapia Infantil, adolescente e adulto.
A pessoa interessada no atendimento pelo Setor de Psicologia deverá comparecer à Clínica Integrada da Saúde de terça a quinta-feira, entre 13h e 19h, e passará por um processo de triagem. Após este momento, será encaminhado para atendimento na modalidade de psicoterapia na própria clínica. Caso o atendimento necessário não esteja disponível na clínica, um encaminhamento externo poderá ser feito.
O Mapa Saúde Mental é uma realização do Instituto Vita Alere e lista os serviços públicos disponíveis em todo território nacional além de serviços gratuitos e voluntários.